RSS Feed
    Pesquisa avançada 
Mega Mario 986 entrevista Ryei
Entrevista com Ryei, membro do grupo de tradução Tecno Tradu BR, feita por Mega Mario 986 (também membro do grupo Tecno Tradu BR) em 26/01/2012.

Oi, pessoal, esta é a 3ª entrevista da TTBR (Tecno Tradu BR). O entrevistado é Ryei, conhecido pela criação do jogo mugen Impact. Não deixem de conferir!

Nome: Ryei

Idade: 14 anos

Grupo: Tecno Tradu BR



Mega Mario 986: Qual é a origem de seu nickname?

Ryei: Meu nick vem do personagem Hiei (do anime Yu Yu Hakusho), só que modificado para ficar meio diferente.

Mega Mario 986: Como você conheceu o FUT (Fórum Unificado de Romhacking e Tradução)?

Ryei: Bem, tudo começou quando eu estava jogando Havest Moon do Game Boy Advance. Então, procurando dicas sobre o jogo no Google, eu achei um tópico do tradutor Zyre e aí eu me inscrevi no FUT mesmo para ver no que ia dar e para saber do que aquilo se tratava, porque na época eu nem sabia o que era um fórum.

Mega Mario 986: O que você acha sobre o romhacking?

Ryei: Romhacking é uma coisa delicada na minha opinião. Na verdade, não é bem "delicada", é como se fosse uma prova de "amor" do jogador para com aquele game que ele gosta e é também um hobby para algumas pessoas, tanto é que os romhackers traduzem de graça, não para ganhar dinheiro. E eu acho que grandes empresas deveriam investir nisso, pois romhackers tem um grande potencial.

Mega Mario 986: Poderia falar um pouco sobre seu grupo de tradução antes da TTBR?

Ryei: Meu grupo de tradução antes da TTBR... Na realidade, eu participei de 2, então irei falar por partes. Bem, antigamente eu participava da Masters Games, com o cargo de revisor. Eu gostava desse grupo, pois lá me tratavam bem. Eu não era trollado nem nada, era muito bom. Depois eu saí da Masters Games e montei o grupo Marverick Union com outros membros da Masters Games. Para mim, foi um dos melhores grupos dos quais eu já participei até hoje, pois lá eu não me preocupava com os trolls nem nada, era eu que comandava, e dane-se o resto! Mas o Marverick Union não era bem um grupo de tradução, era mais um grupo de amigos "tentando" traduzir jogos.

Mega Mario 986: O que você acha sobre o plágio de traduções?

Ryei: Bem, sobre plágio de traduções, eu não tenho nada a comentar, porque eu falo aqui abertamente que eu já plagiei uma ROM quando comecei. O pessoal do FUT deve se lembrar disso, que ocorreu em meados de 2010. Eu queria traduzir a todo custo, eu queria ser reconhecido e eu acho que quem plagia tem isso na mente, quer ser reconhecido e tudo mais, mas aí eu parei para pensar, concluí que não ia ganhar nada com traduções e resolvi ter paciência (e fazer minhas próprias traduções levasse o tempo que fosse preciso).

Mega Mario 986: O que você acha das leis SOPA e PIPA?

Ryei: SOPA e PIPA são duas coisas desncessárias que irão acabar com a internet, só isso.

Mega Mario 986: Você tem algum grande amigo no FUT?

Ryei: Bem, eu não sei se tenho um grande amigo no FUT, mas eu tenho aquelas pessoas com quem converso mais, como, por exemplo, o Samus (do grupo Monkey's Traduções), o Gambas (do grupo Trans-Center) e algumas pessoas do PO.B.B.E.. Tem também aquelas pessoas que me aconselharam e aquelas que ainda puxam minha orelha.

Mega Mario 986: Por que decidiu criar o site Dojô do Dragão?

Ryei: Bem, foi o seguinte: eu tinha visto o blog do Lobim (Wolfwood, do grupo Monkey's Traduções), o Memórias de um Lobo de Madeira. E depois eu vi o Planeta Zebes (feito por Samus, também membro do grupo Monkey's Traduções). Até aí, tudo bem, eu achava aquilo o máximo. Então um amigo meu, DouglasEagle, montou um blog, e eu decidi montar um também para ver no que ia dar. Com todo mundo montando um, eu também decidi fazer o mesmo. No começo, foi difícil, eu cheguei a largar o dojô várias vezes, mas hoje aí está ele com quase 4 anos na rede já. :)

Mega Mario 986: Por que decidiu criar o jogo Impact?

Ryei: Eu decidi criar o Impact, porque eu amo jogos em 2D e eu pensei: "por que não misturar meus personagens preferidos?". E isso foi começando aos poucos. Na época, eu ainda usava um Windows 98 (xD), e a engine Mugen era bem "ruinzinha".

Mega Mario 986: Você acha o Impact o seu melhor projeto?

Ryei: Sim, o Impact é meu melhor projeto, pois eu dediquei todo o meu tempo a ele e ainda dedico.

Mega Mario 986: Quais são seus projetos para 2012?

Ryei: Meus projetos para 2012... Bem, eu quero traduzir alguns games para Dingoo A320 que ainda não posso revelar. E, por enquanto, é só.

Mega Mario 986: O que sua família acha do romhacking?

Ryei: Minha família me apoia até com o romhacking, mas não falam muito sobre isso.

Mega Mario 986: Que motivos levaram você a se afastar temporariamente da TTBR?

Ryei: Bem, motivos óbvios: brigas com o Joey.

Mega Mario 986: Você se sente feliz na TTBR?

Ryei: Sim, eu me sinto feliz na TTBR.

Mega Mario 986: Para finalizar, qual a mensagem que você deixa para os leitores?

Ryei: Pirulito que bate, bate... ixi... quebrou.
  Veja em artigo em formato PDF Imprimir artigo Enviar artigo

Navegação
Artigo prévio Mateus Villela entrevista Fx3 nictuku entrevista EAR_CLOCK Próximo artigo
Sites recomendados
Utilitários recentes
eXTReMe Tracker
Acessos:

Click here