RSS Feed
    Pesquisa avançada 
nictuku entrevista EAR_CLOCK
Entrevista realizada em julho de 1999 por nictuku:


ENTREVISTADO:

Nome: EAR_CLOCK
Idade: 20 anos
Emprego: Designer gráfico (animações em 3d max, páginas)
Cidade: Niterói
Escolaridade: Segundo grau completo

A ENTREVISTA:

nictuku: Como você entrou para a emulação?

EAR_CLOCK: Entrei no mundo da emulação há 4 anos, mais ou menos. Peguei bem no início, nada funcionava ainda. Tudo era muito excitante e qualquer avanço era comemorado. Na época, as BBSs reinavam, e poucos avanços eram significativos. Mas, com a INTERNET se popularizando, tudo mudou.

nictuku: E o que você mais despreza no mundo da emulação?

EAR_CLOCK: Desprezo as pessoas que não tem por objetivo ajudar, mas sim divulgar seus nomes apenas por status e não com o real objetivo de ajudar ao próximo e provar que tudo é possível, desde que se tenha coragem e dedicação.

nictuku: O que você acha das richas entre os grupos brasileiros de emulação? Onde fica a CBT no meio de tudo isso?

EAR_CLOCK: Acho ridículo, mas realmente há muitas vertentes e maneiras de se trabalhar: uns optam por NEWS, outros por canais cheios, etc... Mas muitos não tem qualquer conteúdo, são apenas "LINKERS". Dispõem apenas de ROMs copiadas da NET. Na minha opinião, um grupo de emulação deveria ajudar, o que não ocorre na maioria dos que conheço. Se alguém chega perguntando uma coisa básica, KICKAM o sujeito sem razão. Isso fará com que ele se desinterresse pelo assunto. Pessoalmente, acho errado. Acho que os grupos devem mudar esse pensamento.

nictuku: Quando você traduziu seu primeiro jogo, de que ferramentas e utilitários de tradução você dispunha? E hoje, quais você usa mais freqüentemente?

EAR_CLOCK: Meu primeiro jogo traduzido foi STREET FIGHTER II (SNES). Eu não dispunha de nenhuma ferramenta e utilizei um editor hexadecimal apenas. As ferramentas que atualmente utilizo são as que estão disponíveis para todos. Apenas criei algumas para facilitar.

nictuku: E o ROM WORD? Quando sai? Alguma informação?

EAR_CLOCK: Estamos melhorando-o ainda. Deve sair em breve. Logo haverá um beta para avaliação.

nictuku: Quais são os seus sistemas prediletos?

EAR_CLOCK: SNES e NEO-GEO.

nictuku: Já pensou em programar um emulador? Para qual sistema? Por quê?

EAR_CLOCK: Sim, mas me falta tempo. Faria de SATURN, porque ninguém ainda o fez.

nictuku: Quais sites você recomenda pra quem está iniciando suas primeiras "Rom Hackings"? E para aqueles com maior experiência?

EAR_CLOCK: O seu. :P (ele quer dizer http://www.emucamp.com/taxol, hehehe)

nictuku: O pessoal às vezes se queixa da falta de atualizações do site...

EAR_CLOCK: Eu não posso ficar atualizando com bobagens. Por isso, só atualizarei quando tiver algo de útil para colocar.

nictuku: E o Chrono Trigger, quando sai?

EAR_CLOCK: O Chrono Trigger, como já havia anunciado na Home Page, está em processo de finalização, uma vez que esse jogo possui 13 finais diferentes, muitos caminhos, etc... O script do jogo já foi todo traduzido, e o que está sendo feito até agora são correções, alinhamentos, erros de português e outros... Então, em breve vocês estarão jogando esse clássico. Lembrem-se: uma tradução demora.
  Veja em artigo em formato PDF Imprimir artigo Enviar artigo

Navegação
Artigo prévio Mega Mario 986 entrevista Ryei Pedro Giglio entrevista Foffano Próximo artigo
Sites recomendados
Utilitários recentes
eXTReMe Tracker
Acessos:

Click here