RSS Feed
    Pesquisa avançada 
Cyber entrevista Kent Hansen (Snowbro)
Entrevista com Snowbro - Por CYBER: Extraído da E-Zine Attack 14, de 03/01/2001

Kent Hansen, o Snowbro é um grande programador em linguagem C de programas para se traduzir ROM’s. O Snowbro não é nada mais, nada menos que o criador do TLAYER e HEXPOSURE, um dos utilitários de tradução mais velhos e mais usados na atualidade. Seus programas são marcados pela sua simplicidade, eficácia e rapidez. Depois de muitos anos de ausente, o Snowbro reaparece no mundo das traduções e começa a criar um novo programa? o TLAYER PRO, uma nova versão do conhecido TLAYER, agora para Windows. No entanto, em meados do mês de Agosto, o Snowbro entra para uma universidade e começa a trabalhar, e cancela temporariamente esse projeto. Eu fiquei horas conversando com o cara, confira a seguir a entrevista:

Cyber - Olá!
Snowbro Oi.

Cyber - Começarei perguntando-lhe algumas coisas sobre o TLAYER PRO, OK?
Snowbro - Certo.

Cyber - Quais serão as novidades no TLAYER PRO?
Snowbro - Bem, Eu tinha grandes planos para o TLAYER PRO, mas eu não tenho mais tempo para trabalhar nele já que eu comecei a estudar na universidade... Eu
também consegui um trabalho de programador para uma empresa, e eu prefiro gastar meu tempo trabalhando em uma coisa que eu sou pago para executá-la... Isto
porque eu, como estudante, preciso de dinheiro.

Cyber - Então você pretende cancelar essa próxima versão do TLAYER?
Snowbro - Uhm… Se eu falhar nos meus exames, eu continuarei a trabalhar nele novamente.

Cyber - E se você passar neles?
Snowbro - Se eu achar alguma boa razão para continuar trabalhando nele, eu irei, mas caso eu não continue, bem... existirão novos Editores de Tiles criados por outras pessoas e que, provavelmente serão melhores do que o TLAYER. Então, o TLAYER não é uma grande coisa assim.

Cyber - Você irá lançar uma versão beta deste TLAYER?
Snowbro - Não há nada de novo nesta versão do TLAYER PRO que a versão de DOS não faça. Portanto, eu não vejo razão alguma para lançar a versão beta dele.

Cyber - O nome “TLAYER” é muito popular no mundo do ROMhacking. Caso você venha a desistir deste programa, você deixará outra pessoa continuar este trabalho?
Snowbro - Só por causa do nome? Eu não acho que as pessoas se importam com o nome, mas sim se o programa é decente.

Cyber - O que você achou do grande sucesso dos seus dois programas: o TLAYER e o HEXPOSURE?
Snowbro - Não acho que foi um sucesso tão grande assim. A maioria dos E-Mails que eu recebo relativo ao TLAYER é de gente que não sabe usar programas para DOS, e que perguntam coisas do tipo “Como eu o faço funcionar?”.

Cyber - Então, você não recebe nenhum e-mail de pessoas apreciando os seus programas?
Snowbro - Recebo sim, mas não muitos... Eu não criei estes programas para ficar famoso, portanto, isto não é um problema.

Cyber - Na sua opinião, qual é o melhor videogame já lançado até hoje? E o pior?
Snowbro - O NES é o meu favorito. O pior... hummm... Os únicos videogames que eu tenho são o NES, o Game Boy e o Nintendo 64. Destes que eu tenho, o pior é o Nintendo 64. Entretanto isto não significa que o N64 é um videogame ruim.

Cyber - E o melhor jogo?
Snowbro - O meu jogo favorito é Metroid de Nes.

Cyber - O que você acha dos jogos da nova geração? (Nintendo 64, Playstation, Dreamcast e PS2)
Snowbro - Bem, como eu já disse, eu tenho um N64, porém há dois anos que eu nem encosto nele. Eu não ligo para os videogames novos.

Cyber - O que você acha dos programas de tradução de ROMs programados em Visual Basic?
Snowbro - Apesar destes programas serem muito lentos, eu não vejo problema algum com Visual Basic.

Cyber - O que você pensa da emulação dos videogames de 16-bits? Você os considera “sistemas mortos”?
Snowbro - Emulação dos sistemas de 16 bits não me interessa já que eu nunca possui um videogames destes. A única razão de eu estar na mundo da Emulação é pela nostalgia.

Cyber - Qual é o seu tipo preferido de jogo?
Snowbro - Metroid é o meu tipo de jogo porque ele mistura todos aspectos de jogos que eu gosto: Ação, aventura, exploração, música e gráficos.

Cyber - Por que você decidiu começar a criar programas relativos à tradução de ROMs?
Snowbro - A razão pela qual eu criei o HEXPOSURE foi para mudar os textos no Zelda de NES, sem ter que ficar digitando aquele monte de números. A razão pela qual eu criei o TLAYER foi porque um amigo meu me pediu isto. Antes disto, eu não tinha plano algum para fazer um Editor de Tiles.

Cyber - Qual é o motivo dos seus programas serem os mais procurados até hoje em dia?
Snowbro - Não faço idéia alguma. Foi uma grande surpresa para mim o fato de as pessoas ainda usarem eles, já que existem vários programas melhores que os meus, que possuem muitas outras funções. Acredito que as pessoas ainda gostam dele pela sua velocidade e simplicidade de se usar.

Cyber - Quais são os melhores programas para se traduzir ROMs na sua opinião?
Snowbro - Infelizmente, eu sou somente um ROMhacker, não um Tradutor de ROMs, então é difícil responder a esta pergunta. Mas eu acho que o Translhextion parece ser um bom programa.

Cyber - Você gostaria de dizer alguma coisa para as pessoas do mundo do ROMhacking para terminar nossa entrevista?
Snowbro - Eu gostaria de pedir desculpas para todas as pessoas que esperavam notícias do TLAYER PRO. No entanto, poderá sair uma nova surpresa em breve!

Cyber - Muito obrigado pela entrevista. Até mais!
Snowbro - OK.

Navegação
Artigo prévio Combacker entrevista EAR_CLOCK DestemidoX e Cartman entrevistam Samurai_Pizza Próximo artigo
Sites recomendados
Utilitários recentes
eXTReMe Tracker
Acessos:

Click here